A vontade de comentar foi maior e criei um usuário.

A vontade de compartilhar e aprender foi maior e criei o blog.

Há vontade de comentar? À vontade.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Fechamento - 2014

Foi um ano que aprendi muito. Meu primeiro ano completo de bolsa e investimento em geral. Começo do ano com queda feia, carteira chegou a -13,39% em fevereiro.
Eu estava tranquilo, venho estudando muito e sabia que estava no caminho certo. No segundo semestre a carteira virou e chegou a valorizar 12,65%. Se não fosse a sangria de dezembro...


Planilha do AdP.


Bom ano, minha meta era bater o Ibov, que fez -2,91%, então foi facilmente batido.
Segundo objetivo era algo acima de 6,5%, também alcançado.
Passou longe do CDI, mas o custo de oportunidade foi trocado pela experiência que eu ganhei. Valeu a pena.

Minha Carteira




Carteira fechou o ano com apenas 7 ações. Não gosto de diversificar muito, uma carteira ideal pra mim deve ter umas 10/12 ações. 
Estou de olho em alguns nomes e estudando nomes de setores diferentes.
Vale, Mdia, Taee, Cgra, Ctip são algumas delas.

Não faço B&H estilo Bastter. Vou comprando empresas boas e buscando oportunidades. Não sou técnico como meu amigo Surfer, nem faço estudos específicos comparando empresas ou rentabilidade passada/prevista como já vi no AdP ou d'Uo. Mas se eu vejo BBAS3 custando 19 ou custando 36, eu sei exatamente o que fazer. Enfim, sou bem amador, mas com cautela e estudo, vem dando certo.

Espero estar mais em contato com a galera daqui, abraço.

2 comentários:

  1. Olá, Poeta!
    Quase 14% com o IBOV negativo? Mas que beleza hein!
    É o Buffett brasileiro! hehehe
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Surfer!
      hahahahah historicamente o Ibov fez 1,7%. Mas ainda é uma rentabilidade bem legal.

      Abç

      Excluir